ACUPUNTURA AROMÁTICA


"As leis da natureza são as leis da saúde , e quem vive de acordo com essas leis nunca adoece. Aquele que obedece a essas leis mantém um equilíbrio em tudo, e assim assegura a verdadeira harmonia e harmonia é saúde, ao passo que a discórdia é enfermidade"
Evangelho Aquariano

Não há especificamente uma data conhecida do inicio em que as plantas foram usadas para fins medicinais, mas há registro de tratamento através de defumação com ervas em pacientes .
Enquanto os Chineses estavam desenvolvendo a acupuntura , os Egípcios se dedicavam as essências.
Na tumba de Tutankhamen(1922) foram encontrados potes, vasos com resquício de unguentos. O uso de ervas tem registro em papiros datados por volta de 2.800 a.C, antes do reinado de Khufu e evidencia que a magia era considerada tão eficaz quanto a medicina.
Os primeiros aromaterapeutas e perfumistas foram os sacerdotes e o povo egípcio não foi o único a utilizar ervas aromáticas nessa época.O povo judeu que inciou seu êxodo do Egito por volta de 1240 a.c à terra prometida, foi enviado, por Deus a Moisés ,um grande numero de mandamentos e entre eles havia instruções para o preparo de óleo bento e de incenso sagrado, que deveriam ser usados com finalidades sagradas, e não para uso comum entre as pessoas:
" O Senhor falou a Moisés, dizendo: "Pega aromas de primeira qualidade: 5k de mirra virgem, 2k e meio de cinamono aromático, 2k e meio de cana aromática, 5k de cássia, segundo o peso do santuário, e 9 litros de azeite de olivas. Farás disto um óleo para a unção sagrada, uma mistura de especiarias preparada segundo a arte da perfumaria. Será este o óleo para a unção sagrada""(Êxodo 30.22.25)

Em cerimonias religiosas ou apenas para aliviar dores musculares, a massagem aromática tem sido usada há muito tempo. Um dos maiores curadores dos tempos antigos foi Jesus Cristo, que utilizou óleos aromáticos para curar.
"Sobre alguns impunha as mão, e eles ficavam curados, com outros pronunciava a palavra, e sua saúde se reestabelecia plenamente: outros, tinha de laválos em certas lagoas; e outros, ainda, eram ungidos com óleo santo" (Evangelho de Aquario 74,3)
A descrição das funções energéticas dos óleos essenciais, segundo a terminologia da Medicina Tradicional Chinesa, é algo bastante recente nesta escala cronológica possibilitando o encontro e a fusão da Aromaterapia com a Acupuntura, duas conhecidas terapias milenares de cura .
Na Acupuntura Aromática, tanto os óleos essenciais quanto os acupontos são escolhidos para associação de acordo com o quadro energético dos óleos essenciais e sintomatologia apresentado pelo paciente bem como sua história atual e passada.

É de conhecimento, que os componentes químicos dos óleos essenciais tem propriedades farmacológicas importantes, conhecidas e estudadas, como por exemplo o Eucalipto glóbulo que é amplamente usado em pacientes com bronquite pois, dentre outros efeitos reduz a concentração de acetilcolina , substância responsável pelos espasmos dos brônquios , no sangue ou, segundo a visão da MTC, atua dispersando o Vento/Calor que se alojou nos Pulmões, originando a bronquite
O texto foi retirado de partes de estudos publicados na internet e do livro A Arte da Aromaterapia de Robert Tisserand.
Este filme conta um pouco da aromaterapia e como o cheiro influencia o estado emocional.
Filme O perfume. A história de um assassino