quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ABSENTEÍSMO, PRESENTEÍSMO, ACUPUNTURA, DOENÇA TRABALHO

Absenteísmo, Presenteísmo e a Acupuntura




Esse tema já foi muito bem abordado por minha irmã, LAURA BOTELHO, nos meados de 2009, conscienciaeexpressaoblogspot , mas parece que esse tema é mais atual do que nunca.

Não é novidade para ninguém o quanto os brasileiros estão estressados. Além da mudança do quadro socioeconômico mundial, a situação em que estamos passando com a crise no nosso país, reflete diretamente  em nossos corpos. Quem não conhece alguém no trabalho, vizinho,parente , amigo que esteja sofrendo de uma dor de cabeça que não passa, de dor no pescoço que não melhora, a coluna que dói o tempo todo?


O Absenteísmo é ausência temporário no trabalho por motivo de doenças, que são geradas pelo próprio ambiente do trabalho ou por outras causas e que muitas vezes levam ao Presenteísmo, que é a presença física do funcionário, mas que não está comprometido com a tarefa que se propõem a realizar. Quando se fala em Presenteísmo, ele está sempre ligado ao absenteísmo por doença, pois pelo fato do funcionário ter ido trabalhar doente ou sem estar plenamente sadio, mostra que não deu a atenção necessária à sua saúde, e as chances do problema piorar aumentam, assim, o funcionário que hoje é Presenteísta tem grandes chances de se tornar o absento de amanhã


O fato é que muitos profissionais não percebem que estão debilitados para o trabalho. Sentem desânimo, estão irritadiços e cansados, não conseguem encontrar significado no seu trabalho, têm muitas expectativas frustradas e estão sofrendo, por precisarem do emprego, por medo de perder espaço em ambientes competitivos, e até mesmo o acúmulo de funções, são forçados a irem para o trabalho sem  capacidade ou com ela diminuída  agravando assim os sintomas.


O Absenteísmo e o Presenteísmo quando presentes nas empresas acabam gerando vários tipos de problemas, neste contexto todos sofrem com a ocorrência, pois há diminuição da produtividade, perda de mercado para a concorrência, maior custo de produção, prejuízo na imagem institucional, aumento das reclamações por parte dos clientes. Além do mais, existe o impacto da repercussão que o fato causa na equipe, influenciando negativamente na motivação daqueles que têm que trabalhar em dobro para realizar suas tarefas e as do seu colega afastado como dos funcionários que ficam sobrecarregados com o serviço.


As doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho representam um grande custo para o governo, empresas e trabalhadores, em média, para cada dia perdido o custo é de 4 dias de produtividade.

No Brasil, calcula-se que o Presenteísmo custe 3% do PIB, ou quase 42 bilhões por ano. Ele é um verdadeiro ladrão de produtividade.

A Previdência Social tem informado números crescentes de afastamentos por doença, sendo na sua maioria patologias osteomusculares e transtornos mentais, com destaque para a depressão.



A Acupuntura vem atuar na recuperação das lesões musculoesqueléticas, no estresse, nos problemas respiratórios, na ansiedade, nas síndromes, nas depressões entre outros sintomas. Com isso a Empresa minimiza as despesas com o Absenteísmo e o Presenteísmo, diminuindo os afastamentos médicos por causas diversas, fortalecendo o laço entre a empresa e os funcionários, fazendo com que a produtividade aumente e as condições do trabalho melhorem através da recuperação da disposição, do ânimo e do desempenho físico/mental, promovendo assim um bem-estar geral dentro e fora da empresa.


A Organização Mundial da Saúde aponta a saúde, o bem-estar e a segurança no trabalho como aspecto fundamental para a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade das empresas.

A saúde do trabalhador deve ser investida não apenas como cumprimento das Normas e Regulamentos para evitar as punições, mas sim como investimento na própria lucratividade da empresa e a satisfação dos clientes. O objetivo principal é a qualidade de vida dos funcionários bem como a total satisfação dos clientes em serem recebidos por pessoas mais felizes e saudáveis.


Empresa sólida no mercado tem força do trabalho saudável, motivado e produtivo.




A saúde, equilíbrio do corpo está onde há harmonia, desenvolvimento mental consciente. 
(Laura Botelho/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário