quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DOR. PODE SER ALIVIADA PELA ACUPUNTURA?

Quais as ações da acupuntura no alivio das dores?
Resultado de imagem para dor

Sim,nosso organismo é formado de matéria e energia e a Medicina Tradicional Chinesa entende que quando ocorre uma alteração no fluxo energético, se estabelece a doença.

A energia circula no organismo por meio dos meridianos, neles há pontos sensíveis que modificam a circulação da energia quando estimulados ou inibidos pelas agulhas.  A inserção como o contato das agulhas desencadeiam um impulso nervoso.

De acordo com a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), os meridianos energéticos que atravessam o corpo podem ser afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição Ocidental( não tome gelado no frio! Não ande descalço nessa friagem , menino!) considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituem boa parte das doenças.

Resultado de imagem para meridianos acupuntura 3d Estudos demonstraram que a Acupuntura estimula a produção de neurotransmissores (substâncias sintetizadas pelas células nervosas, que atuam no cérebro, na medula espinal e nos nervos periféricos) que irão atuar na dor, tanto por um efeito analgésico, como por um relaxamento muscular. Além desta ação local, a Acupuntura ativa a circulação do cérebro, em especial o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando em um aumento da função imunológica, como também, aumentando a concentração de endorfinas e de serotonina no liquor. O acuponto é extremamente reativo ao pequeno estímulo causado pela inserção da agulha (KENDAL, 1989). www.acupunturatai.com.br)

Resultado de imagem para dorÉ importante ressaltar que estados de ansiedade e tensão nervosa, o próprio medo, entre outras alterações psicológicas, aumenta a tensão muscular e geram mais dores. É uma espécie de círculo vicioso. Esse estado alterado pode gerar certas substâncias algiogênicas (substâncias que causam mais dor), modificar o pH local do sangue e ampliar o processo doloroso e degenerativo em curso. Por essa razão, o efeito tranquilizante (sedante, ansiolítico) da Acupuntura é extremamente relevante para o bem-estar do paciente.

As ações da Acupuntura, muitas vezes, são sinérgicas (somam-se ou potencializam-se). Esse sinergismo pode manifestar-se desde o início do tratamento e em etapas diferentes de sua aplicação. Por exemplo, o efeito analgésico e o relaxamento muscular são mais imediatos, enquanto a ação anti-inflamatória manifesta-se três ou quatro dias após, e os efeitos ansiolítico (calmante) e antidepressivo surgem gradativa e simultaneamente. Desse modo, interrompe-se o círculo vicioso de dor-inflamação-espasmo muscular-ansiedade e desespero / angústia-depressão.
  
Resultado de imagem para modelo neuroquimicoO modelo neuroquímico, de forma geral, sugere que a Acupuntura estimula as terminações nervosas da pele e dos músculos relacionados aos sentidos. Esses nervos enviam sinais para a medula espinal, que envia sinais ao mesencéfalo. Algumas mensagens são retransmitidas ao hipotálamo e à hipófise, enquanto outras são enviadas para o tálamo e para o córtex cerebral.
A estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser, moxabustão e muitas outras técnicas. O importante, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrado.( http://saude.ig.com.br/acupuntura/)

Resultado de imagem para pedras quentes
Terapia com pedras quentes
Resultado de imagem para massagem
massagem corporal
Resultado de imagem para tipos de acupuntura
acupuntura coreana 




Nenhum comentário:

Postar um comentário