quarta-feira, 17 de julho de 2019

Virando a página 3

Medicina Ayurveda

Cada vez mais conhecido no Ocidente, esse milenar sistema de saúde vindo da Índia propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional
O ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980.
Para entendê-lo, é preciso deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de remédios. O foco do ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim será possível estar realmente saudável  e feliz.
Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita ( escola de clínica médica) , Susruta Samhita ( escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam ( coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). 
Imagem relacionada
A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. 
O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas, tais como: massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação. (http://ayurveda.com.br/a-medicina-ayurvedica-ou-ayurveda/)
Aqui no Brasil há várias escolas que ensinam e tratam através da Medicina Ayurveda. Há também alguns grupos de professores que levam os interessados a fazerem uma imersão de 21 dias em Hospitais Ayurverda na Índia .A imersão é total. A programação é toda voltada para o bem estar de cada um. A consulta é individualizada. Acredito ser uma experiencia fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário